terça-feira, 29 de abril de 2014

Cidade Inteligente



  O conceito “Smart City”, ou Cidades Inteligentes, é a mais recente inovação tecnológica, este tipo cidade utiliza a tecnologia como aliada para resolver problemas que impactam diretamente a vida dos cidadãos, antes veremos um pouco sobre o conceito Computação Ubíqua.
  A Computação Ubíqua, também chamada de Computação Pervasiva e UbiComp, descreve a presença direta e constante da informática e tecnologia na vida das pessoas, em suas casas e ambientes de convívio social. Uma outra nomenclatura é a Inteligência Ambiental.
  O objetivo da Computação Ubíqua é integrar totalmente a relação tecnologia/máquina com os seres humanos, de forma tal que seja invisível, no sentido de automático (utilizar sem perceber). Os computadores fazem parte da vida das pessoas de tal maneira que se tornam “humanos”, com seus sistemas inteligentes, que os tornam onipresentes. Para que isto seja possível, a utilização da chamada interface natural torna a comunicação mais sensível e fácil, através de formas de interagir com as pessoas, como gesto, fala e visão. Outra maneira é a computação sensível ao contexto, que torna possível a captura da situação através dos dispositivos eletrônicos, como o movimento da pessoa em um espaço, o qual pode ser detectado facilmente.
  Com os avanços das tecnologias da informação e comunicação, o desenvolvimento de cidades inteligentes têm como objetivo tornar a vida dos seres humanos mais acessível de modo geral, possibilitando que cada individuo possa interagir com os equipamentos desde no seu local de trabalho como em sua residência, facilitando as tarefas do dia a dia.

Referência:
http://www.infoescola.com/informatica/computacao-ubiqua/
http://www.telesintese.com.br/o-que-sao-aas-cidades-inteligentes-e-o-que-as-torna-smart-uma-abordagem-tecnologica-de-redes-inteligentes-de-comunicacao/

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Classificando as Redes

No post anterior, explicamos os conceitos de redes, suas finalidades e sobre as topologias. Agora vamos ver como são classificadas essas redes.

As topologias, por exemplo, já são uma forma de classificação. Ou seja, uma rede pode ser classificada, quanto a topologia, como anel, ponto a ponto, barramento, etc. Além da topologia, podemos classificar as redes de acordo com o(a):
  • débito (baixo, médio, alto, muito alto)
  • meios físicos (cobre, fibra óptica, micro-ondas, infravermelhos…)
  • tecnologia de suporte (comutação de pacotes, comutação de circuitos, etc.)
  • ou segundo o ambiente ao qual se destinam (redes de escritório, redes industriais, redes militares, redes de sensores, etc.)
No entanto, a classificação mais frequente baseia-se na área geográfica ou organizacional e aí entram os termos que normalmente ouvimos: LAN, MAN, WAN, PAN…etc. Vamos então passar a explicação simples dos tipos mais comuns de redes:

LAN (Local Area Networks) – também designadas de redes locais, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, em uma área geográfica limitada (ex. sala de aula, casa, etc.).
 

MAN (Metropolitan Area Networks) – permitem a interligação de redes e equipamentos em uma área metropolitana (ex. locais situados em diversos pontos de uma cidade).
  
WAN (Wide Area Netwoks) – permitem a interligação de redes locais, metropolitanas e equipamentos de rede, em uma grande área geográfica (ex. país, continente, etc.).
 

PAN (Personal Area Networks) – também designadas de redes de área pessoal, são redes que usam tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (computadores, smartphones, etc.) em uma área muito reduzida.
  
SAN (Storage Area Networks) – também designadas de redes de armazenamento, têm como objetivo a interligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) em uma área limitada. Considerando que é fundamental que estas redes tenham grandes débitos (rápido acesso à informação), utilizam tecnologias como por exemplo Fiber Channel (tecnologia de comunicação de alta velocidade que é utilizada em armazenamento de dados em rede.).
 
Essas são as classificações mais comuns dos tipos de redes. Espero que tenham gostado do post. Em breve teremos mais. Qualquer dúvida ou sugestão deixem nos comentários. Obrigado e ate a próxima!!

Referências:





quarta-feira, 16 de abril de 2014

Comecando na Rede



. .É indiscutível que o computador, a computação, e a "internet" vem crescendo cada vez mais em "tamanho", disponibilidade e, principalmente, em importância. Qual a empresa que atualmente nao queira, ou nao esteja " na rede ?? Só aquelas não queiram crescer. É se baseando, em parte, nisso que a partir de hoje, nosso grupo de amigos comecaremos de hoje a postar mais e mais informações revisadas por nós e repassadas a vocês com intuito informativo, como seria o " conceito-base " da internet.


 Pois bem, sem mais lero-lero. A nossa série de postagens, por hora, serão com intuito de explicar o que seriam as " Redes de Computação".

   Uma rede de comunicação de dados, ou rede de computadores, tem essencialmente dois objetivos:
 1 - Acesso à informação por parte dos utilizadores. Mesmo que estes se encontrem a uma grande distância da informação, será de toda a conveniência que essa lhes seja sempre acessível. Muitas organizações possuem actualmente um número substancial de computadores operacionais colocados em pontos tão dispersos como distantes entre si.
  2 - Fiabilidade de desempenho do sistema, por ex. Se um PC isolado tiver problemas ao nível do hardware, o utilizador desse PC, fica temporariamente sem poder trabalhar, caso se utilize uma rede de comunicação de dados este utilizador poderiam utilizar uma outra estação ligada à rede, não prejudicando assim o desempenho da sua função.




   Em um resumão. Rede consiste em uma série de processadores interligados por algum processo que e compartilham variadas informações entre si...

   Para que se conectem, esses " processadores interligados " são dividos em uma topologia especifica, que iremos tratar ainda nesse post...A topologia de rede é o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito fisicamente ou logicamente. Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede. São variadas as topologias, mas iremos tratar apenos de 4 : Ponto a ponto ( P2P), Barramento e Anel.

                 Ponto-a-ponto é a topologia mais simples. Une dois computadores,ou mais, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura;Existem diversos exemplos de p2p, um deles seriam os " torrents" ( explicaremos depois :p ).







                
                  Barramento: Esta topologia é bem comum e possui alto poder de expansão. Nela, todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial.





                  Anel : Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte.




   Então por ora é só ;), espero que tenham apredindo um pouco mais sobre o que quis explicar, obrigado, e esperem mais, pois com certeza terão mais :P, tratandp cada vez mais de um assunto novo :D, ou velho, como queiram. Dúvidas, postem nos comentários, que daremos o maximo para tirá-las, mas ao contrário do nome do blog, nao somos verdadeiros reis kkkkkk.