terça-feira, 29 de abril de 2014

Cidade Inteligente



  O conceito “Smart City”, ou Cidades Inteligentes, é a mais recente inovação tecnológica, este tipo cidade utiliza a tecnologia como aliada para resolver problemas que impactam diretamente a vida dos cidadãos, antes veremos um pouco sobre o conceito Computação Ubíqua.
  A Computação Ubíqua, também chamada de Computação Pervasiva e UbiComp, descreve a presença direta e constante da informática e tecnologia na vida das pessoas, em suas casas e ambientes de convívio social. Uma outra nomenclatura é a Inteligência Ambiental.
  O objetivo da Computação Ubíqua é integrar totalmente a relação tecnologia/máquina com os seres humanos, de forma tal que seja invisível, no sentido de automático (utilizar sem perceber). Os computadores fazem parte da vida das pessoas de tal maneira que se tornam “humanos”, com seus sistemas inteligentes, que os tornam onipresentes. Para que isto seja possível, a utilização da chamada interface natural torna a comunicação mais sensível e fácil, através de formas de interagir com as pessoas, como gesto, fala e visão. Outra maneira é a computação sensível ao contexto, que torna possível a captura da situação através dos dispositivos eletrônicos, como o movimento da pessoa em um espaço, o qual pode ser detectado facilmente.
  Com os avanços das tecnologias da informação e comunicação, o desenvolvimento de cidades inteligentes têm como objetivo tornar a vida dos seres humanos mais acessível de modo geral, possibilitando que cada individuo possa interagir com os equipamentos desde no seu local de trabalho como em sua residência, facilitando as tarefas do dia a dia.

Referência:
http://www.infoescola.com/informatica/computacao-ubiqua/
http://www.telesintese.com.br/o-que-sao-aas-cidades-inteligentes-e-o-que-as-torna-smart-uma-abordagem-tecnologica-de-redes-inteligentes-de-comunicacao/

2 comentários:

  1. Dadas as ideias da IOT, seria possível adotar redes moveis no lugar de redes ubicas?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela pergunta, graças a ela pude de descobrir mais sobre dispositivos inteligentes.
    A resposta é sim, pelo o que constatei a internet das coisa é uma tecnologia mais evoluída, pois graças a ela os objetos transmitem informações para o usuário, desta forma o mesmo decidira o que fazer em relação as informações recebidas.

    ResponderExcluir