domingo, 10 de agosto de 2014

Cidades Inteligentes pelo mundo - Parte 1/4

Olá Pessoal! Muita gente pensa que "Cidade Inteligente" trata-se de um conceito futurista quando, na verdade, já é uma realidade presente em algumas partes do mundo. Claro que ainda há muito o que se desenvolver nessa área, mas todo esse desenvolvimento futuro se baseia em tecnologia que já existe hoje, por isso é possível prever como serão as cidades daqui a um tempo. Então, a partir de hoje vou estar trazendo a vocês alguns exemplos de cidades inteligentes pelo mundo, em 4 postagens especiais, mostrando como elas funcionam. Então, vamos começar!

Santander - Espanha



Considerada um modelo de cidade inteligente, a cidade de Santander na Espanha teve um investimento de US$ 11 milhões. O projeto foi liderado pela Universidade de Cantabria, e o principal destaque está no fato de ela oferecer informações de interesse geral em uma plataforma pública.

Em Santander, todos os cidadãos possuem acesso a informações sobre a poluição do ar, serviço de coleta de lixo, dados do trânsito e da iluminação pública. Para que isso se tornasse uma realidade, foram instalados cerca de 12 mil sensores por toda a cidade, responsáveis pela captação dos dados.

Vista de Santander
 
Entre as possibilidades oferecidas pelos recursos, há sensores para controlar o nível de iluminação das ruas. Assim, caso um local esteja deserto, por exemplo, a intensidade das lâmpadas é diminuída. Da mesma maneira, o governo pode controlar o volume do lixo a ser recolhido, evitando enviar o serviço de coleta quando não for necessário.

Outra função interessante está no controle de tráfego da cidade. O sistema de transporte coletivo, os táxis e os carros de polícia informam, em tempo real, o seu posicionamento e a sua velocidade, permitindo que pontos de trânsito lento sejam mapeados. Além disso, são informados incidentes, como trechos em obras e ocorrências de acidentes.

Há, também, a identificação de vagas livres que podem ser utilizadas como estacionamento e, com relação ao transporte público, são divulgadas as linhas e os horários dos ônibus. Como a plataforma de informações é compartilhada com todos os habitantes, é possível informar fontes de problemas, como buracos nas ruas.

Costa marítima de Santander 
 
Na cidade zonas de poluição do ar e sonora são controladas por meio do sistema criado. Para melhorar a interação entre governantes e cidadãos, foi criada uma página da região. Com relação ao turismo, se você visitar Santander, é possível obter informações sobre a programação de alguns estabelecimentos e até mesmo visualizar a história de monumentos históricos do local apenas focalizando com o seu smartphone.

Bem, agora trago um exemplo de cidade que ainda está em fase de construção.

Songdo - Coreia do Sul



Recebeu muito destaque por ser uma cidade planejada como um local sustentável desde a sua concepção. Trata-se de uma ilha artificial a 65 quilômetros de Seul, na qual foram investidos aproximadamente US$ 80 bilhões.

A ideia em Songdo é fazer com que tudo seja conectado pela internet de forma a melhorar a vida dos cidadãos. Uma das metas desse plano, por exemplo, é eliminar completamente problemas como trânsito lento. Assim, nessa cidade, existirão sensores nas ruas que fazem uma análise constante da velocidade (e do deslocamento) dos veículos enquanto eles estão circulando ou presos em engarrafamentos.

 
 
Além disso, as placas dos veículos também serão conectadas a um sistema capaz de controlar o intervalo de tempo dos semáforos, auxiliando o fluxo quando houver necessidade. Os postes de iluminação pública também contarão com sensores que serão responsáveis pelo gerenciamento da intensidade das luzes, fazendo com que ela seja reduzida quando uma rua não estiver em uso.

Em Songdo, também será adotado um sistema de coleta de lixo pneumática, enviando os resíduos para um aterro por meio de um complexo de dutos montados embaixo do solo. Assim, será completamente eliminado o uso de caminhões para realizar a tarefa. Falando de reciclagem, as garrafas descartáveis também possuirão sensores WiFi. Eles serão responsáveis por identificar se o material foi colocado no local correto para a reciclagem do plástico e conferir um desconto no imposto dos moradores que o fizerem de maneira adequada. O local também contará com "telhados verdes", que farão o tratamento da água da chuva.

Complexo cultural de Songdo - quando for concluído 
 
Da mesma forma, também estarão presentes mecanismos para fazer a reciclagem da água das pias e máquinas de lavar pratos. Assim, evitando o desperdício, o sistema de abastecimento precisará fornecer cerca de um décimo da quantidade de água que uma cidade de tal porte precisaria.

O projeto de Songdo está previsto para ser concluído em 2016 e estima-se que 65 mil pessoas venham a morar na cidade quando ela estiver completamente "pronta para o uso".

Bem pessoal, essas foram as cidades inteligentes de hoje. Até a próxima postagem com mais exemplos. Dúvidas e sugestões deixem nos comentários que responderei o mais rápido possível.

Referências: http://www.tecmundo.com.br/estilo-de-vida/42095-cidades-inteligentes-elas-estao-mais-proximas-do-que-voce-imagina.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário