quarta-feira, 28 de maio de 2014

As 5 Cidades mais Inteligentes do Mundo

Boa tarde, galera! Falando ainda sobre cidades inteligentes, reforçamos o conceito de cidade inteligente, que é uma cidade com inteligência em planejamento urbano que é equivalente a possuir uma agenda sustentável. Trazemos aqui, as 5 cidades mais inteligente do mundo segundo a FORBES, e surpreendentemente nesta lista tem uma cidade brasileira.



1. Cingapura. Com uma população inferior aos cinco milhões de habitantes, Cingapura conta com um nível de rendimentos similar ao dos países ocidentais mais ricos e com um PIB per capita superior ao da maioria dos países europeus e à totalidade dos países latino-americanos.

Seu aeroporto é o quinto maior da Ásia, e seu porto marítimo é o segundo maior do mundo, após Xangai, quanto ao volume de carga. Um estudo da Corporação Financeira Internacional do Banco Mundial coloca Cingapura no primeiro lugar quanto a facilidades para fazer negócios. Ademais, sua população encontra-se entre as mais educadas do mundo.



2. Hong Kong. Situada no lugar número três, segundo o Banco Mundial, como local com facilidades para fazer negócios, Hong Kong conta com o terceiro maior porto de contêineres do mundo, um excelente aeroporto e uma população empresarial altamente qualificada. O centro de sua economia continua movendo-se para a Ásia, enquanto a Europa e América estão na luta.



3. Curitiba, Brasil. A capital do Paraná é considerada inteligente e inovadora desde diversos pontos de vista. Possui um transporte urbano rápido e eficiente, que é utilizado por 70% de sua população. Também possui uma equilibrada e diversificada estratégia de desenvolvimento econômico além de suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente que a levaram a ficar famosa internacionalmente.

A cidade tem sido exemplo mundial por seu programa “centros de orientação” e é considerada a capital com melhor qualidade de vida do Brasil, que trata principalmente de estabelecer bibliotecas eletrônicas, dirigidas aos residentes mais pobres da cidade.

Seu polo industrial diversificado lhe confere o posto de quinta maior economia do Brasil, sendo considerada umas das cinco melhores cidades para se investir na América Latina.



4. Monterrey, México. A cidade de Monterrey conseguiu converter-se em um dos principais centros industriais e de engenharia nas últimas décadas. Conta com 57 parques industriais especializados em numerosos campos: químicos, cimentos, telecomunicações e maquinaria industrial. Por isso tem crescido a um ritmo superior ao resto do país.
Monterrey é uma zona adequada para os negócios. Ademais, converteu-se em um grande centro de educação, pois alberga 82 universidades.


5. Amsterdam, Holanda.
Amsterdam é uma capital comercial e financeira que acolhe sete das 500 principais companhias do mundo, como Philips e ING. Isto por seus relativos baixos impostos, que atraem a muitos empresários.
Seu aeroporto, Schiphol, é o terceiro com mais tráfego da Europa. Entre as vantagens de destaque desta cidade podemos citar sua população multilíngue e bem educada. Ademais, carece de corrupção política.


Fonte: http://ahduvido.com.br/as-10-cidades-mais-inteligentes-do-mundo-segundo-a-forbes

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Fibra Optica 2 ( infografico )

             Boa dia novamente pessoal :), to dando uma passada aqui para deixar 2 coisas bem interessantes sobre o assunto que expliquei no meu post abaixo; O 1° é um infográfico que achei bem interessante, e o 2° é um video nao menos interessante tambem..... Vale a pena dar uma conferida ;)    
(obs: se tiverem problemas com o tamanho das letras no inforgrafico, aqui tem um jeito melhor de vê-lo https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOoK4WEnVBxFHlWmMLGPzVSHkZD203JMfCofKLaejh_q_mnN5h6IGLAlfyir41vYh9siJf9JTm_Q0ZqVOmqmYRV_lCrXFJmPpeo3h8to9WTKCPujS99rmIYGTljLmNOjVBRkrTFXdlD3iw/s1600/infografico-tecmundo-9862.jpg).



Fonte :


 Por fim outro vídeo falando sobre uma possivel interligacao, em topologia ANEL, de paises sul-americanos:



Bom dia a todos <-(^^<-).

terça-feira, 13 de maio de 2014

Fibras Opticas

          Primeiramente boa tarde a voces \|^-^|, eu to aqui de volta para mostrar um assunto para vocês que ate mesmo gerou uma duvida no meu post passado; Eu vou falar mais sobre FIBRAS OPTICAS e redes dela .

-----------x----------------------------x--------------------------------------------------x---------      
          



         
A denominação "fibra optica" vem de acordo com os componentes de que esse material é feito, basicamente é um " cabo de vidro revestido milhares de vezes " ( em uma forma bem rude de se defini-lo :p).
         
          Esses"cabos" são essenciais para uma rede de alta velocidade de internet, ou compartilhamento de dados, a partir dele foram possíveis as "nets" de altissíma velocidade que temos hoje ( mais ou menos, por que a gente ta no Brasil kkk ), algumas redes de fibra optica chegam até a 500 gbps, o que sao numeros exorbitantes. Eles também são essencias para interligar de maneira eficiente as várias localidades do mundo( segue abaixo uma foto dos conexões submarinas de fibra opticas pelo Brasil e outros paises):
         

           A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo (filamento de vidro) e o revestimento (material eletricamente isolante). No núcleo, ocorre a transmissão da luz propriamente dita. A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índice de refraçãoentre o revestimento e o núcleo.

           As fibras opticas são classificadas em dois tipos:

     Fibras Multimodo: As fibras multimodo possuem o diâmetro do núcleo maior do que as fibras monomodo, de modo que a luz tenha vários modos de propagação, ou seja, a luz percorre o interior da fibra óptica por diversos caminhos. Esse tipo de fibra é utilizado normalmente em curtas distâncias e oferece uma largura de banda inferior a fibra monomodo.




      Fibras Monomodo: As fibras monomodo são adequadas para aplicações que envolvam grandes distâncias, embora requeiram conectores de maior precisão e dispositivos de alto custo. Nas fibras monomodo, a luz possui apenas um modo de propagação, ou seja, a luz percorre interior do núcleo por apenas um caminho. Esse tipo de fibra é utilizado para atingir maiores distâncias e oferece uma largura de banda superior a fibra multimodo por ter menor dispersão do sinal.



     Por fim uma notícia ate ruim para uma tecnologia que parece tão perfeita :(      : 
         1-  O custo, tanto de produção de fibras, quanto de implementação dos novos sistemas de transmissão nas cidades e outros lugares a serem aplicados.
         2-  Produzir cabos de fibra ótica envolve processos muito complexos e caros, o que exige uma demanda muito grande de usuários dispostos a pagar um pouco mais pelos recursos oferecidos pela tecnologia. Além disso, para alimentar grandes cidades seriam necessários muitos retransmissores, e há relatos de perdas grandes de sinal em retransmissores divisores.
         3-  Outros problemas estão ligados diretamente à fragilidade das fibras de vidro. 





Para os que quiserem uma explicacao mais profunda sobre funcionamento das fibras opticas, segue abaixo um video interssante sobre o assunto:




Obrigado a todos, que tenham uma boa semana <(^^<).




Fontes :




terça-feira, 6 de maio de 2014

Definindo 3G e 4G


Definindo 3G e 4G


Padrões e tecnologias da telefonia móvel, 3G, 4G, essas siglas representam que a terceira e quarta geração de telefonia móvel, respectivamente. Elas são o que temos de atual, no Brasil e no mundo, sendo a rede 3G predominante na maior parte do nosso país, entretanto, a rede 4G tem tomado conta do cenário mundial em relação a esses padrões, e segundo a ANATEL, deverá ser implantada gradativamente em todo o Brasil, até o fim de 2017.

3G
A tecnologia 3G é um termo muito comum nos dias de hoje no que diz respeito a celulares e internet móvel. Mas o que exatamente é essa tecnologia? Na realidade, 3G é apenas um uma sigla que representa a terceira geração de padrões e tecnologias da telefonia móvel, substituindo o 2G.
A tecnologia 3G aprimora a transmissão de dados e voz, oferecendo velocidades maiores de conexão, além de outros recursos, como vídeo chamadas, transmissão de sinal de televisão, entre outros serviços.














4G
4G é a quarta geração de telefonia móvel. A tecnologia permite conexões à internet, através de dispositivos móveis, com velocidade até dez vezes superior às redes atuais. O 4G permitirá melhor acesso a conteúdos multimídia como vídeos em alta definição, videoconferências e músicas diretamente da internet.
Inicialmente, para uma operadora poder anunciar que dispõe de uma rede 4G, é necessário que equipamentos usassem o sistema atinjam  velocidades de conexão entre 100 Mbps (em alta mobilidade) e 1 Gbps (em curto alcance da antena).
Após o relaxamento das exigências da ITU “International Telecommunications Union” ( União Internacional de Telecomunicações)– uma vez que nenhuma operadora que vendia redes “4G” atendia esse requisito – o mínimo de velocidade aceitável no padrão é de 1 Mbps, com o máximo já obtido em torno dos 200 Mbps. Em média, as operadoras anunciam velocidades em torno de 5 Mbps como o esperado de suas redes 4G.

4G no Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que realizou o leilão da faixa de frequência de 2,5 GHz para implantar o 4G no Brasil, definiu o seguinte cronograma:
até 30 de abril de 2013, o 4G estará disponível nas 6 cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte);
até o fim de 2013, a nova tecnologia terá de ser implantada em mais 6 capitais que vão sediar a Copa do Mundo de 2014 (São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Manaus e Natal);
até 31 de dezembro de 2014, em todas as capitais com mais de 500 mil habitantes;
até 31 de dezembro de 2015, em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes;
até 31 de dezembro de 2016, em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes;
até 31 de dezembro de 2017, em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes.


Fontes:
http://www.conexaominicom.mc.gov.br/materias-especiais/1344-veja-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-tecnologia-4g

sábado, 3 de maio de 2014

Wi-Fi




Wi-Fi


O que é o Wi-Fi?

Ao contrário do que muita gente pensa, wi-fi não é a tecnologia que é conhecida por esse nome, e sim o nome de uma empresa que trabalha regulamentação e padronização de redes sem fio, a Wi-Fi Alliance, que teve seu nome diretamente ligado à tecnologia IEEE 802.11, chegando a virar sinônimo desta.
logotipo da Wi-Fi Alliance


Originalmente era chamada de WECA (Wireless Ethernet Compatibility Alliance), um conjunto de empresas. Algumas destas empresas são a 3Com, Nokia, Lucent Technologies (atualmente Alcatel-Lucent) e a Symbol Technologies (adquirida pela Motorola). Em 2003 a WECA passou a se chamar Wi-Fi Aliance.

Funcionamento do Wi-Fi

As redes Wi-Fi funcionam através de transmissão por ondas de rádio. Os dados são transmitidos por um aparelho chamado roteador, que recebe os dados e os transformam em ondas de rádio eletromagnéticas e as emitem através de uma antena. O processo reverso também é feito.

Roteador
reteador


Um pouco sobre a tecnologia IEEE 802.11


A tecnologia IEEE 802.11(também conhecida por wi-fi e wireless), é uma tecnologia sem fio local (WLAN, Wireless Local Area Network).

Há várias subdivisões da tecnologia IEEE 802.11, alguns exemplos são:

  • 802.11b: Pode atingir uma área de até 50m em ambientes fechados. Opera numa frequência de 2.4 GHz e tem uma taxa de transmissão padrão de até 11 Mbps.
  • 802.11a: Pode atingir uma área de até 50m em ambientes fechados. Opera numa frequência de 5 GHz e tem uma taxa de transmissão padrão de até 54 Mbps.
  • 802.11g: Pode atingir uma área de até 50m em ambientes fechados.  Opera numa frequência de 2.4 GHz e tem uma taxa de transmissão padrão de até 54 Mbps.
  • 802.11n: opera numa frequência de 2,4 GHz e/ou 5 GHz e tem uma taxa de transmissão padrão de até 600 Mbps.
  • 802.11ac: opera numa frequência de 5GHz e tem uma taxa de transmissão padrão de até 433 Mbps.
Referencias:
http://www.infowester.com/wifi.php
http://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/wi_fi.php
http://www.tecmundo.com.br/wi-fi/197-o-que-e-wi-fi-.htm