terça-feira, 13 de maio de 2014

Fibras Opticas

          Primeiramente boa tarde a voces \|^-^|, eu to aqui de volta para mostrar um assunto para vocês que ate mesmo gerou uma duvida no meu post passado; Eu vou falar mais sobre FIBRAS OPTICAS e redes dela .

-----------x----------------------------x--------------------------------------------------x---------      
          



         
A denominação "fibra optica" vem de acordo com os componentes de que esse material é feito, basicamente é um " cabo de vidro revestido milhares de vezes " ( em uma forma bem rude de se defini-lo :p).
         
          Esses"cabos" são essenciais para uma rede de alta velocidade de internet, ou compartilhamento de dados, a partir dele foram possíveis as "nets" de altissíma velocidade que temos hoje ( mais ou menos, por que a gente ta no Brasil kkk ), algumas redes de fibra optica chegam até a 500 gbps, o que sao numeros exorbitantes. Eles também são essencias para interligar de maneira eficiente as várias localidades do mundo( segue abaixo uma foto dos conexões submarinas de fibra opticas pelo Brasil e outros paises):
         

           A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo (filamento de vidro) e o revestimento (material eletricamente isolante). No núcleo, ocorre a transmissão da luz propriamente dita. A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índice de refraçãoentre o revestimento e o núcleo.

           As fibras opticas são classificadas em dois tipos:

     Fibras Multimodo: As fibras multimodo possuem o diâmetro do núcleo maior do que as fibras monomodo, de modo que a luz tenha vários modos de propagação, ou seja, a luz percorre o interior da fibra óptica por diversos caminhos. Esse tipo de fibra é utilizado normalmente em curtas distâncias e oferece uma largura de banda inferior a fibra monomodo.




      Fibras Monomodo: As fibras monomodo são adequadas para aplicações que envolvam grandes distâncias, embora requeiram conectores de maior precisão e dispositivos de alto custo. Nas fibras monomodo, a luz possui apenas um modo de propagação, ou seja, a luz percorre interior do núcleo por apenas um caminho. Esse tipo de fibra é utilizado para atingir maiores distâncias e oferece uma largura de banda superior a fibra multimodo por ter menor dispersão do sinal.



     Por fim uma notícia ate ruim para uma tecnologia que parece tão perfeita :(      : 
         1-  O custo, tanto de produção de fibras, quanto de implementação dos novos sistemas de transmissão nas cidades e outros lugares a serem aplicados.
         2-  Produzir cabos de fibra ótica envolve processos muito complexos e caros, o que exige uma demanda muito grande de usuários dispostos a pagar um pouco mais pelos recursos oferecidos pela tecnologia. Além disso, para alimentar grandes cidades seriam necessários muitos retransmissores, e há relatos de perdas grandes de sinal em retransmissores divisores.
         3-  Outros problemas estão ligados diretamente à fragilidade das fibras de vidro. 





Para os que quiserem uma explicacao mais profunda sobre funcionamento das fibras opticas, segue abaixo um video interssante sobre o assunto:




Obrigado a todos, que tenham uma boa semana <(^^<).




Fontes :




Nenhum comentário:

Postar um comentário