terça-feira, 6 de maio de 2014

Definindo 3G e 4G


Definindo 3G e 4G


Padrões e tecnologias da telefonia móvel, 3G, 4G, essas siglas representam que a terceira e quarta geração de telefonia móvel, respectivamente. Elas são o que temos de atual, no Brasil e no mundo, sendo a rede 3G predominante na maior parte do nosso país, entretanto, a rede 4G tem tomado conta do cenário mundial em relação a esses padrões, e segundo a ANATEL, deverá ser implantada gradativamente em todo o Brasil, até o fim de 2017.

3G
A tecnologia 3G é um termo muito comum nos dias de hoje no que diz respeito a celulares e internet móvel. Mas o que exatamente é essa tecnologia? Na realidade, 3G é apenas um uma sigla que representa a terceira geração de padrões e tecnologias da telefonia móvel, substituindo o 2G.
A tecnologia 3G aprimora a transmissão de dados e voz, oferecendo velocidades maiores de conexão, além de outros recursos, como vídeo chamadas, transmissão de sinal de televisão, entre outros serviços.














4G
4G é a quarta geração de telefonia móvel. A tecnologia permite conexões à internet, através de dispositivos móveis, com velocidade até dez vezes superior às redes atuais. O 4G permitirá melhor acesso a conteúdos multimídia como vídeos em alta definição, videoconferências e músicas diretamente da internet.
Inicialmente, para uma operadora poder anunciar que dispõe de uma rede 4G, é necessário que equipamentos usassem o sistema atinjam  velocidades de conexão entre 100 Mbps (em alta mobilidade) e 1 Gbps (em curto alcance da antena).
Após o relaxamento das exigências da ITU “International Telecommunications Union” ( União Internacional de Telecomunicações)– uma vez que nenhuma operadora que vendia redes “4G” atendia esse requisito – o mínimo de velocidade aceitável no padrão é de 1 Mbps, com o máximo já obtido em torno dos 200 Mbps. Em média, as operadoras anunciam velocidades em torno de 5 Mbps como o esperado de suas redes 4G.

4G no Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que realizou o leilão da faixa de frequência de 2,5 GHz para implantar o 4G no Brasil, definiu o seguinte cronograma:
até 30 de abril de 2013, o 4G estará disponível nas 6 cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte);
até o fim de 2013, a nova tecnologia terá de ser implantada em mais 6 capitais que vão sediar a Copa do Mundo de 2014 (São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Manaus e Natal);
até 31 de dezembro de 2014, em todas as capitais com mais de 500 mil habitantes;
até 31 de dezembro de 2015, em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes;
até 31 de dezembro de 2016, em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes;
até 31 de dezembro de 2017, em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes.


Fontes:
http://www.conexaominicom.mc.gov.br/materias-especiais/1344-veja-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-tecnologia-4g

Nenhum comentário:

Postar um comentário