domingo, 6 de julho de 2014

Um pouco sobre HDTV




A HDTV, sigla para high-definition televison (televisão de alta definição, em português), é um sistema de transmissão televisiva de alta resolução, superior aos formatos tradicionais (NTSC, SECAM, PAL).

Apesar de vários padrões de televisão de alta definição terem sido propostos ou implementados, os padrões HDTV atuais são definidos pelo ITU-R BT.709 como 1080i (entrelaçado), 1080p (progressivo) ou 720p usando uma proporção de tela widescreen (resolução 16:9, ou seja, 16 unidades de largura por 9 de altura). O termo "alta definição" pode se referir à própria especificação da resolução ou mais genericamente ao meio (ou mídia) capaz de tal definição.


p? i? O que essas letras representam nas siglas das resoluções?


A letra "p" faz referência ao modo de varredura “não-entrelaçado” ou progressivo. Já a letra "i" serve para identificar sistemas que disponibilizem as imagens no modo “entrelaçado”. Os televisores analógicos (televisores CRT, também conhecidos como telas de tubo) utilizam o sistema 480i, que são as linhas entrelaçadas.

O modo entrelaçado funciona da seguinte forma: primeiro a televisão exibe as linhas ímpares (1, 3, 5, etc) e depois ela preenche a tela exibindo as linhas pares (2, 4, 6, etc). No primeiro ciclo a TV exibe 30 quadros com as linhas ímpares e depois ela completa o primeiro segundo da transmissão preenchendo a imagem com outros 30 quadros, agora com as linhas pares. Isso acontece muito rápido, nossos olhos nem percebem a composição dos quadros.

O modo não-entrelaçado funciona de maneira bem simples, sendo que as linhas são exibidas uma após a outra. As resoluções que operam nesse modo recebem a letra “p”, fazendo referência ao termo inglês “Progressive Scan” (varredura progressiva).
comparação entre o modo não-entrelaçado(à esquerda) e o modo entrelaçado(à direita).

Referencias: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário