E aew, galerinha, como prometido venho nesse post falar sobre a tecnologia 4K, afinal é o que temos acessivelmente hj de mais avançado em questão de imagem. Iremos aqui mostrar o que é o 4K e sua acessibilidade nos dias atuais.
Vale a pena explicar algumas coisas para aqueles que não estão muito familiarizados com o assunto. Vamos usar muito nesse texto a letra “K” como elemento de medida. No nosso caso, “K” se refere à resolução vertical em quantidade de linhas (pixels) das imagens. No nosso caso, um K equivale a 1024 unidades, por se tratar de um sistema digital (se o assunto fosse Física, um K é igual a 1.000 unidades). E, para simplificar, vamos apenas usar os termo 4K, mas com o cuidado de colocar as resoluções em cada uma delas, para que o comparativo seja mais completo e prático.
Após a adoção generalizada do padrão de TV Full HD, mais um horizonte se abriu para quem curte televisores de ponta: a resolução de TV 4K. A tecnologia é nomeada assim pois garante uma definição quatro vezes maior (3840 × 2160 pixels) do que a Full HD, já presente em diversos modelos de televisores. Além de contar com uma resolução bem elevada, os televisores 4K apresentam ainda algumas características que podem fazer toda a diferença na hora da compra. Se você está pensando em escolher uma TV grande para seu ambiente, esses televisores oferecem muitas polegadas. Você pode encontrar umaTV 55" e até televisão com 85" que possui a tecnologia 4K.
A TV 4K apresenta algumas características diferenciadas. O principal efeito percebido é uma redução drástica no efeito de pixelização, os pontos formadores das imagens em TVs e monitores. Você quase não percebe o efeito e a imagem parece ser, em resumo, real. Vale lembrar que tal efeito é conseguido apenas quando a cadeia inteira de produção (da câmera ao sinal que chegará até a sua casa) for concebida para esse padrão.
Outro diferencial que a resolução das TVs 4K traz para as casas é que as distâncias mínimas para as telas podem ser alteradas. Nem tanto pelo conforto visual, mas em função da qualidade e nitidez. Ou seja: mesmo de muito perto você enxerga imagem em qualidade total.
Alguns modelos de televisores como uma TV Sony, uma TV LG ou uma TV Samsung já apresentam essa resolução, o que pode "puxar" um público e, com isso, a popularização da tecnologia da televisão 4K, que ainda é muito cara.
Com isso, a TV 4K muda também o tamanho das telas, uma vez que podemos incluir TVs cada vez maiores em espaços menores, sem que o conteúdo fique prejudicado. Esteja atento, novamente, a uma questão fundamental: ainda não é comum a exibição de conteúdo próprio para esse formato. Então, por enquanto, você deverá ficar limitado a mídias físicas, conteúdos demonstrativos do próprio aparelho e poucas transmições de TV.
A TV 4K é mais um avanço da tecnologia, o que comprova que os televisores não param de inovar. Ter uma TV com essa dimensão em casa é sinônimo de alta qualidade e, claro, diversão garantida enquanto você assiste aos conteúdos.
Mas… podemos melhorar isso, não é mesmo?
Próximo post, falaremos sobre o que estar por vir, o 8K ou Ultra High Defintion Television, aguardem...
Então, a tecnologia 4k meche só com a resolução ou também com o material da televisão ? Ela pode ser reproduzida por LED's ou materiais já usados ?
ResponderExcluirEm relacao a ser reproduzido em LED... Sim, ela é repoduzida em LED com uma fidelidade bem alta, mas não com total fidelidade do que seria a tecnologia 4k. Outras tecnologia deverão ser utilizadas para que se chegue a fidelidade total do 4k, mas o LED ja reproduz com fidelidade suficente para nosso olhos kkk.
ResponderExcluir