Ele é o RFID , em simples palavras , é um tipo de " etiqueta inteligente " que pode ser colocado em praticamente qualquer coisa ou objeto para que ele seja identificado " a uma longa distância", é tipo a barra de códigos que estamos bem acostumados a utilizar, mas de uma maneira diferente, enquanto que no sistema de barras de códigos nós precisamos aproximar tal barra de um leitor, a " etiqueta inteligente" só precisa " ser ativada ", vamos dizer assim, por uma certa ação, como exemplo : colocar um produto de uma loja no carrinho de compras.
O RFID tem aplicações diversas, pois é um metódo que não é tão caro, e tem uma eficiencia maior que seu " concorrente " ( a barra de códigos ou outro instrumento de identificacoes de objetos ); Como vocês ja devem ter percebido eu falei muito sobre a utilização do RFID nas " compras ", mas isso deve que uma das maiores aplicações dele é justamente no comércio varejista, mas ele tem uma participação grande em outras áreas, como : segurança e controle de acessos, controle de tráfego de veículos, identificação pessoal, rastreamento animal,etc..
Aqui estão algumas das várias vantagens do RFID,:
1- Capacidade de armazenamento, leitura e envio dos dados para os Tags.
2- Os Tags são fabricados em diversos formatos e tamanhos, podendo ser encapsulados e aplicados em etiquetas inteligentes (smart labels) e cartões.
3- Detecção e leitura sem necessidade da proximidade da leitora.
4- Durabilidade dos Tags com possibilidade
de reutilização.
5- Contagens instantâneas de estoque, facilitando os sistemas empresariais de inventário.
6- Precisão nas informações de armazenamento e velocidade na expedição.
7- Rapidez na localização de itens em áreas de armazenagem.
Então por esse post é só :), no meu próximo post, me aprofundarei um pouco mais nesse assunto e vou mostar um pouco mais " por dentro " do RFID, e não só suas aplicações. Obrigado pessoal :) ( Veja aqui a 2° parte do meu post sobre RFID )
Nenhum comentário:
Postar um comentário