sexta-feira, 20 de junho de 2014

Sistema de Posicionamento Global - GPS



  Boa tarde, hoje irei falar sobre um tópico bem conhecido por todos e alguns ate ja se aprofundaram mais nele, mas acho interessante comentá-lo... O GPS, ou , sistema de posicionamento global.


            O Sistema de Posicionamento Global é um programa que foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com o custo aproximado de 10 bilhões de dólares, o primeiro receptor foi testado em 1982 e seu  objetivo era de que esse se tornasse o principal sistema de navegação das forças armadas estadunidense(História bem parecida com o nossa amada internet não? :D )
            A revolução causada pelo GPS na geografia é comparável (senão maior) a revolução da descoberta do continente americano que ampliou o mundo conhecido até então. Com o GPS é possível estabelecer a posição praticamente exata, com margem de erro mínima de 1 metro, de qualquer ponto do planeta a qualquer momento. Alguns receptores super-acurados conseguem chegar, depois de alguns dias, a uma precisão de até 10 mm utilizando-se de técnicas de processamento específicas!


           O sistema de posicionamento global é separado em três partes principais, os satélites, as estações de controle e os receptores GPS.

1° - O satélite

       
O sistema GPS é conta com uma órbita de 24 satélites posicionados a aproximadamente 20.200 Km e giram em torno do planeta em 12h e são distribuídos em 6 órbitas diferentes de forma que, estando em qualquer posição no globo, pelo menos 4 satélites estejam visíveis. Os satélites possuem um relógio atômico, capaz de contar em nano-segundos, e enviam sinais contendo a contagem exata de tempo e com sua posição atual além de outras informações para uso militar.




2° - A estação de controle

       Existem 5 estações de controle distribuídas pelo planeta, com o objetivo de alterar parâmetros dos satélites, evitando que eles saiam de suas órbitas e corrigindo erros caso aconteçam.


3° - Os receptores GPS



      O sinal dos satélites é recebido pelo receptor GPS, que compara a contagem de seu relógio com a contagem do satélite enviada no sinal, a diferença destes tempos multiplicada pela velocidade de propagação do sinal no meio trará a distância entre o satélite e o receptor. Juntando a distância de 3 satélites o receptor obterá duas possíveis posições para estar, considerando que o receptor está na superfície da Terra é possível deduzir sua posição, porém sem informações de altitude. Já se forem utilizadas informações de 4 ou mais satélites é possível obter a altitude do receptor, além de obter uma precisão um pouco melhor.

      
O relógio do receptor não é tão preciso quanto o dos satélites, portanto podem atrapalhar a medição, mas este problema pode ser corrigido se o receptor se conectar com mais um satélite, como ele já tinha sua posição global, ele pode calcular a distância entre sua posição e a do satélite e conferir se o tempo que o sinal levou para percorrer o meio foi realmente o tempo que levaria para percorrer a distância calculada anteriormente, e a partir daí faz as devidas correções.

     Obrigado por verem essa introdução sobre o GPS , no meu proximo post irei tratar mais um pouco sobre esse assunto, suas aplicações e etc... Obrigado





Referências:

2 comentários:

  1. O GPS não usa somente satélites para definir qual a localização onde você se encontra, hoje são adotadas técnicas como triangulação via torres de celular ou localização a partir do ultimo ponto de conexão como a internet, possibilitando inclusive ideias como redes sociais de proximidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado maicson, fui procurar saber sobre o mesmo e corretamente como voce falou já existe esse tipo de tecnologia, procurei mais ainda e descobria que os celulares NOKIA vem com um dispositivo chamado nokia maps, que ja vem instalado em muitos aparalhos que faz esse novo tipo de localizacao por triangulacao utilizando torres de celular, mas o único problema do mesmo é que a margem de erro pode chegar até a 2kms em cidades de médio porte, somente em cidades de grande porte (Aracaju nao se encontra nesse meio ) que esse tipo de serviço pode ser chamado de eficiente.

      Excluir