domingo, 8 de junho de 2014

RFID - 2° parte

     Boa noite pessoal, aqui to eu de novo pra falar mais ainda sober o RFID ("Para os que ainda não viram o meu outro post, aqui vai o link, ou acesse pelo menu do blog mesmo. RFID parte 1").
     Dessa vez eu vou falar mais afundo sobre o RFID e como ele funciona, conforme prometido no post passado...
   
      O RFID pode ser divido em basicamente 3 partes : A própria etiqueta(transponder), um leitor e um controlador. 

     1- O transponder do RFID é simplesmenta um etiqueta bem pequena, bem semelhante mesmo à uma etiqueta comum, em tamanho e peso, ; E ela é tambem classificada de duas maneiras :
   
    Passiva – Estas etiquetas utilizam a rádio frequência do leitor para transmitir o seu sinal e normalmente têm com suas informações gravadas permanentemente quando são fabricadas. Contudo, algumas destas etiquetas são “regraváveis”.

    Ativa – As etiquetas ativas são muito mais sofisticadas e caras e contam com uma bateria própria para transmitir seu sinal sobre uma distância razoável, além de permitir armazenamento em memória RAM capaz de guardar até 32 KB.


    2-  Já o leitor RFID é o mecanismo que ativa, ou localiza, o transponder, em outras palavras, é uma "antena" que compõe o dispositivo RFID em conjunto com um leitor e um decodificador (utilizado para fins de segurança de riscos, ou seja, para saber que aquilo que está sendo lido é realmente um transponder ) .

    A antena emite um sinal de rádio que activa a etiqueta, realizando a leitura ou escrita. Essa emissão de ondas de rádio é difundida em diversas direções e distâncias, dependendo da potência e da frequência usada. O tempo decorrido nesta operação é inferior a um décimo de segundo, portanto o tempo de exposição necessário da etiqueta é bem pequeno. A função da leitora é ler e decodificar os dados que estão numa etiqueta que passa pelo campo electromagnético gerado pela sua antena. As leitoras são oferecidas em diversas formas e tamanhos conforme a exigência operacional da aplicação.


     3- Por último vem o "Controlador", ou Middleware do sistema RFID:
 
  O middleware é um programa feito especificamente para o sistema de radio que faz a mediação entre o software, aquilo que faz o "programa rodar " , e o hardware, o " transponder em si".
  O Controlador é o responsável por passar as informações da antena e das configuracoes dadas pelo usuário, geralmente alguém instruido para manuseá-lo, para o transponder.

Dúvidas, postem nos comentários, ficarei feliz em respondê-las.

Refêrencias : 

Nenhum comentário:

Postar um comentário