quarta-feira, 11 de junho de 2014

WiMax



 clique na imagem para abri-la



WiMAX é a sigla de Worldwide Interoperability for Microwave Access (Interoperabilidade mundial para acesso por micro-ondas). WiMAX uma geração da tecnologia de comunicações de redes sem fio. WiMAX é semelhante ao Wi-Fi com a exceção de que oferece acesso de alta velocidade(chegando a passar de 1GB/s) e banda larga numa área muito mais ampla.




Esta tecnologia se baseia na norma IEEE 802.16 para WMANs (Wireless Metropolitan Area Networks - Redes sem fio para áreas metropolitanas).

As redes WiMAX oferecem também menos interferência que o Wi-Fi. Os computadores notebook e os dispositivos portáteis de Internet habilitados para o serviço WiMAX podem acessar a Internet em quase qualquer lugar dentro da grande área de cobertura e em locais onde não há pontos de conexão Wi-Fi disponíveis.

O WiMAX habilita o acesso portátil à Internet. Por exemplo, você pode viajar de ônibus de um ponto ao outro dentro de uma cidade e ainda permanecer conectado de forma contínua à Internet (desde que continue dentro da área de cobertura). O WiMAX oferece velocidades de acesso à Internet semelhantes às conexões de DSL e cabo, diretamente a um notebook (habilitado com WiMAX dispositivo portátil à Internet). Para estações WiMAX fixas, caracterizadas por modem e antena externa de assinante doméstico ou de escritório, a faixa de alcance pode abranger vários quilômetros quadrados (pode chegar até 50 km).



A conectividade WiMAX exige um dispositivo habilitado para essa tecnologia e a aquisição de serviços de banda larga de WiMAX de um provedor. A conectividade WiMAX pode exigir a aquisição de software ou hardware adicionais, a um custo extra. A disponibilidade da WiMAX é limitada. O desempenho da banda larga e os resultados podem variar dependendo de fatores ambientais e outras variáveis(como a ação do vento, chuva, prédios, etc).


WiMax no brasil

se engana quem pensa que o Brasil não está investindo nessa tecnologia, a AES Eletropaulo já está desenvolvendo um Smart Grid que terá difusão por meio de radiofrequência e o suporte de fibra ótica. A velocidade é de 10Mbps a 20Mbps e deve começar a funcionar já em 2015.

Segundo o relatório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento  em Telecomunicações, serão implantados por todo o país 2511 estações WiMAX cobrindo tanto a zona urbana quanto a rural de alguns estados, com um espantoso investimento de “apenas” 350 milhões de reais, o que é muito pouco se analisarmos as dimensões do nosso país.

Um dos maiores problemas que a nova tecnologia vem enfrentando no Brasil por incrível que pareça não é burocrático, mas sim operacional. As redes WiMAX tem o problema de serem muito inconstantes, variando muito sua recepção de acordo com o ângulo da antena. 

Intel propôs uma possível solução, que seria a modulação adaptativa, que em resumo ao invés da antena trabalhar em uma frequência específica, ela trabalha em diversas frequências ao mesmo tempo, assim quando um ponto tem uma recepção inferior, outra frequência pode ser enviada para esta área sem causar problemas às outras.

Só lembrando que o WiMax não substituirá, mas sim irá complementar o WiFi onde não será possível ter sua conexão.



Fonte:
http://www.intel.com/support/pt/wireless/wmax/5350_5150/sb/CS-028904.htm#4
http://tecnotendencias.com.br/wimax-a-rede-do-futuro/#sthash.zOy40Qkq.dpbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário